Notícias

Gastroplastia endoscópica é alternativa para pacientes que necessitam de bariátrica

Gastroplastia endoscópica é alternativa para pacientes que necessitam de bariátrica

Notícia
Método menos invasivo e sem a necessidade de internação ajuda pacientes com grau de obesidade I e II a saírem do grupo de risco do Coronavírus. A pandemia do novo Coronavírus fez com que muitas pessoas tivessem receio de realizar cirurgias neste momento, tanto estéticas quanto por motivos de saúde. Porém, para quem precisa realizar a cirurgia bariátrica, temos uma boa notícia! Hoje, o sistema de saúde já conta com a gastroplastia endoscópica, uma técnica minimamente invasiva, com uma câmera endoscópica em dispositivo de sutura. De acordo com o médico Bruno Sander, gastroenterologista e cirurgião endoscópico, além de ser menos invasivo, o método permite que a pessoa perca entre 30% e 60% de seu peso. “Também é possível a remissão de doenças, como da diabetes tipo 2 e hipertensão, por…
Leia mais
Emagrecimento: entenda como a promessa de chás naturais pode trazer riscos à saúde

Emagrecimento: entenda como a promessa de chás naturais pode trazer riscos à saúde

Artigo
Especialista revela cuidados e dá dicas para quem pretende perder os quilinhos extras de forma saudável No começo deste mês, a morte de uma enfermeira, causada pelo consumo de um chá emagrecedor, chamou a atenção. Ela teve hepatite fulminante depois de ingerir o chá de 50 ervas, chegou a passar por um transplante de rim, mas o corpo rejeitou o órgão. “No rótulo do produto, podemos notar algumas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, que causam danos ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde”, explica o gastroenterologista e cirurgião, Bruno Sander. O uso de chás e remédios emagrecedores por conta própria pode trazer inúmeras complicações para a saúde. “São descritos como hepatotóxicos, fazem mal para o fígado e podem até levar à necessidade de…
Leia mais
Mais de 52% da população em BH ganhou peso durante a pandemia, diz estudo

Mais de 52% da população em BH ganhou peso durante a pandemia, diz estudo

Notícia
Pesquisa realizada em universidade mineira reabre discussão sobre os riscos do sedentarismo e sobrepeso para saúde  Uma pesquisa liberada em novembro pela PUC Minas mostra que 52,3% da população da capital mineira engordou entre os meses de março e junho, período em que o isolamento social estava mais forte em Belo Horizonte. Além disso, segundo o estudo, mais de 70% dos entrevistados afirmam terem ganhado peso devido a ansiedade excessiva do momento. Tal índice reacende um alerta já disseminado por especialistas desde o início da pandemia: o risco do sobrepeso e aumento da obesidade nos próximos anos decorrentes dos efeitos da pandemia em nível nacional e mundial.  De acordo com Bruno Sander, especialista em tratamentos para obesidade, a ansiedade e o estresse de fato são fatores de risco para o…
Leia mais
Gravidez e obesidade: quais são os riscos?

Gravidez e obesidade: quais são os riscos?

Artigo
Gravidez e obesidade: quais são os riscos? Brasil tem mais de 40 milhões de pessoas consideradas obesas e 96 milhões acima do peso, diz IBGE! De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje 41 milhões de pessoas no quadro de obesidade. Segundo o portal de notícias do Governo Federal, gov.br, “a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%”. Para mulheres que pretendem engravidar, existem sim alguns riscos iminentes sobre, porém, existem também tratamentos e cuidados a serem tomados. O IBGE ainda informou em sua última…
Leia mais
Chocolate: vilão ou mocinho?

Chocolate: vilão ou mocinho?

Artigo
Especialista revela benefícios e os possíveis males que o consumo de chocolate em excesso pode causar para a saúde. Não é novidade que, com a proximidade da Páscoa, aumenta bastante o consumo de chocolates, e os cuidados com os excessos nessa época precisam, de fato, ser redobrados. Esse é um momento para celebrar com a sua família, com os devidos cuidados exigidos neste período de pandemia. Mas, logo vem a preocupação: vou engordar, se consumir? Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, especiaista em cirurgia endoscópica e diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte, o alimento só vai contribuir para o aumento de peso dependendo do tipo e quantidade ingeridos. “Há chocolates com maior teor de açúcar, esses devem ser evitados, pois são mais calóricos”, afirma. O médico…
Leia mais
× WhatsApp