Contato e Localização (31) 3261.4515 | 3588.1155 | 3166.6858    (31) 98508.5000  (31) 99750.1155

Balão Intragástrico

Balão intragástrico - Sistema Orbera (06 meses)

É um sistema de tratamento de sobrepeso e obesidade, visando a perda de peso e a reeducação alimentar, que consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por via endoscópica, associado a uma leve sedação. Logo após a sua introdução, o balão é inflado com cerca de 500 a 700ml de soro fisiológico corado com tintura de azul de metileno. A finalidade é reduzir a ingestão de alimentos pela diminuição da capacidade de reserva do estômago, induzindo a uma sensação de saciedade precoce. Trata-se de um procedimento simples e realizado ambulatorialmente. Não é necessária internação e o paciente é liberado cerca de 30 minutos após o procedimento.

O tempo de permanência do Balão Intragástrico Orbera é de até 06 meses (com garantia do fabricante). A retirada do balão também é realizada por via endoscópica, ambulatorialmente e com leve sedação, ou seja, o balão intragástrico é um método não cirúrgico e sem necessidade de anestesia geral ou internação, que visa o tratamento do sobrepeso e da obesidade.

 

Balão intragástrico ajustável Spatz (12 meses):

O SPATZ 3 traz no seu conceito uma nova proposta de tratamento, com duas características que o diferenciam do balão convencional: o tempo de permanência e a possibilidade de reajustes de volume ao longo do tempo de uso.

A principal perda de peso com balões gástricos ocorre logo nos 04 primeiros meses. Estudos mostram que mais de 70% da perda que ocorre em um paciente com o tratamento do balão, será nesse período. Depois disso ocorre uma adaptação gástrica ao balão e a perda de peso se torna mais lenta. Com o balão convencional (de 06 meses) é possível manter a saciedade com a administração de uma dieta adequada por um profissional habilitado. No balão ajustável, além dessa possibilidade, é possível também reajustar o balão com mais volume, aumentando a saciedade do paciente e, teoricamente, ajuda-lo a potencializar a perda de peso no período de tempo restante.

 

Mecanismos de ação
Uma vez inflado dentro do estômago, o balão intragástrico, além de ocupar parte da área de reserva, também estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) dando a sensação de saciedade precoce. Além disto o esvaziamento gástrico fica mais lento, desta forma o alimento permanece por mais tempo dentro do estômago, mantendo o paciente saciado por um período mais prolongado. O espaço ocupado pelo balão gástrico, também age na diminuição da capacidade do reservatório gástrico. Estes três mecanismos de ação levam a diminuição da quantidade de alimentos ingeridos e facilitam a adaptação a uma dieta hipocalórica que, associada a uma mudança na rotina de vida, induzem a perda de peso e auxiliam no tratamento do sobrepeso e da obesidade.

O volume de liquido dentro do balão não está relacionado diretamente à quantidade de peso a se perder e sim a anatomia gástrica de cada paciente. Em adultos, normalmente, é necessário entre 600 e 700 ml de solução para preenchimento satisfatório do balão.

 

A técnica de colocação do Balão Intragástrico
O paciente é submetido a uma sedação leve, semelhante a do exame de endoscopia diagnóstica, onde é oferecido O2 em cateter nasal e as funções vitais são monitoradas. Portanto, o risco é semelhante ao de uma endoscopia convencional.

 

Vídeo 3D sobre o procedimento do Balão

 

Vídeo explicativo sobre o Balão